sexta-feira, 27 de maio de 2011

Casos de Dengue estão aumentando ou diminuindo?

O site da Secretaria de Saúde do Estado – SESA, divulgou hoje, (27/05),  que  a dengue está em “processo de controle” e, ainda disse, que a tendência é a diminuição do número de casos. De acordo com o boletim, "foram confirmados 23.231 casos de dengue no Ceará neste ano, dos 2.874 casos a mais que na semana anterior. Foram confirmados dois óbitos por dengue com complicação, ambos em Fortaleza. Ao todo, estão confirmados no ano 10 óbitos por dengue hemorrágica e 33 óbitos por dengue com complicação." Bem, isso é o que eles dizem, né?!

 Por outro lado, o portal Jangadeiro Online  publicou,  a seis dias atrás, que cerca de 3.300 novos casos da doença foram registrados em apenas uma semana. Além disso, na nota, o portal diz que o SESA revelou um aumento de 16% em relação ao último levantamento feito, gerando um número que é quase metade do total de infectados em 2008, quando ocorreu a grande epidemia no Ceará. Afinal, está diminuindo ou aumentando? Está em processo de controle ou devemos nos preocupar?

Bem, se está diminuindo ou aumentando os casos de dengue, isso eu não sei. Porém, nós cidadãos devemos colaborar para que esse número seja cada vez menor. Trabalhar em nossos lares para que os focos não se proliferem, não deixando água parada em lugar nenhum. Com essa iniciativa, com certeza, a tendência é diminuir a doença. 

Mikaela Sampaio

terça-feira, 10 de maio de 2011

Vacina feita com feijão de corda combate o vírus da Dengue no Ceará

Pesquisadores do Laboratório de Bioquímica da Universidade Estadual do Ceará (Uece) são os pioneiros a produzir a vacina com feijão de corda que combate uma das doenças mais temidas do verão, a Dengue. O vegetal produz antígenos que interagem com o vírus e desenvolvem proteínas anticorpos que defendem organismo.

Essa vacina tetravalente é desenvolvida desde 2003. Em 2006, foram iniciados 4 testes em camundongos e coelhos, conseguindo bons resultados. Agora, se planeja realizar testes clínicos em seres humanos. Segundo a Doutora em Bioquímica, Maria Izabel Florindo Guedes, a falta de recursos financeiros impede o progresso das pesquisas. Seria necessário cerca de R$ 500 mil para melhorar a infra-estrutura comprando equipamentos do laboratório e realizar outras etapas da pesquisa.

A planta pode ser capaz de gerar 50 doses de imunização.   Espera-se que essa nova tecnologia lute contra os quatro tipos de manifestações de vírus, incluindo o hemorrágico. Atualmente, a expectativa é colocar esse estudo em prática no mercado para ser lançada em escala industrial.

Mikaela Sampaio

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Exército ajuda no combate a dengue em Fortaleza

Servidores do exercíto juntamente com a agentes sanitaristas da Secretaria Municipal de saúde de Fortaleza
(SESA) estão atuando juntos em uma ação de controle da dengue na capital.

Começa efetivamente nesta quinta-feira (05) com a força tarefa de 72 soldados o trabalho de vedação ou telamento das caixas d'água.

O objetivo da ação é vedar ou telar em quatro bairros (Autran Nunes, Bom Sucesso e Quintino Cunha da regional e Conjunto Ceará) mais de 13 mil caixas d'água. As ações se estendem até 12 de setembro.

Essa ação protege os recipientes que quando desprotegidos são propícios à reprodução de larvas do mosquito Aedes aegypti e consequentemente aumentam a incidencia da doença.


Com informações da prefeitura de Fortaleza

                                                                                                                                           Natália Tavares