O site da Secretaria de Saúde do Estado – SESA, divulgou hoje, (27/05), que a dengue está em “processo de controle” e, ainda disse, que a tendência é a diminuição do número de casos. De acordo com o boletim, "foram confirmados 23.231 casos de dengue no Ceará neste ano, dos 2.874 casos a mais que na semana anterior. Foram confirmados dois óbitos por dengue com complicação, ambos em Fortaleza. Ao todo, estão confirmados no ano 10 óbitos por dengue hemorrágica e 33 óbitos por dengue com complicação." Bem, isso é o que eles dizem, né?!
Por outro lado, o portal Jangadeiro Online publicou, a seis dias atrás, que cerca de 3.300 novos casos da doença foram registrados em apenas uma semana. Além disso, na nota, o portal diz que o SESA revelou um aumento de 16% em relação ao último levantamento feito, gerando um número que é quase metade do total de infectados em 2008, quando ocorreu a grande epidemia no Ceará. Afinal, está diminuindo ou aumentando? Está em processo de controle ou devemos nos preocupar?
Bem, se está diminuindo ou aumentando os casos de dengue, isso eu não sei. Porém, nós cidadãos devemos colaborar para que esse número seja cada vez menor. Trabalhar em nossos lares para que os focos não se proliferem, não deixando água parada em lugar nenhum. Com essa iniciativa, com certeza, a tendência é diminuir a doença.
Mikaela Sampaio